Pintura Hidrográfica – Saiba o passo a passo
A personalização está sempre trazendo novas formas de modificar os mais diversos objetos e suas formas. Algumas técnicas acabam fazendo muito sucesso e se tornam conhecidas em todo mundo, como é o caso da pintura hidrográfica.
Este processo de personalização está ficando cada vez mais conhecido e cada vez mais pessoas se interessam por ele. Não demora a surgir quem o faça em casa, com as próprias mãos e acabam tendo um renda extra ou fixa com isso.
Hoje, você vai descobrir o que é preciso para fazer pintura hidrográfica, além de um passo a passo completo. Acompanhe!
O que é pintura hidrográfica?
Antes de te ensinar como fazer pintura hidrográfica, vamos e explicar o conceito. A pintura hidrográfica é um processo de impressão que utiliza a água e uma película para este fim.
Através do mergulho de um objeto nessa película (que fica flutuando na água), ocorre a aderência da impressão à sua superfície.
A pintura hidrográfica pode ser realizada basicamente com qualquer objeto que se queira personalizar. É possível mergulhar o artigo na água? Então ele pode ser personalizado com a pintura hidrográfica!
Este modelo de personalização está sendo amplamente utilizado no ramo automobilístico e também naval, em pequenas embarcações, como lanchas e barcos de passeio. Portanto, podemos perceber que a pintura hidrográfica oferece alta durabilidade e resistência.
Porém, para realizar o procedimento em casa, é preciso ter alguns cuidados específicos, além de todo o material. A primeira coisa a se pensar é no tamanho da peça a ser personalizada. Quanto maior for a peça, maior terá de ser o recipiente no qual ela será mergulhada.
Material para pintura hidrográfica
Os materiais básicos para que você consiga realizar a pintura hidrográfica em casa são:
- Recipiente com água – como mencionado acima, quanto maior for o objeto a ser personalizado, maior será o recipiente. Você deve ser capaz de mergulhar a maior parte do objeto no recipiente. Também é importante prestar atenção no tamanho da película a ser utilizada, pois ela deve ficar totalmente estendida sobre a água, ou seja, deve haver espaço para isso;
- Película hidrográfica – é na película hidrográfica que fica o desenho a ser impresso no objeto. Os tamanhos padrões possuem largura de 50cm, mas também existem as especiais com 80cm e 1m de largura. A comercialização da Película hidrográfica é feita por metro linear. Ela é composta por álcool polivinílico, um polímero sintético produzido a partir do monômero de acetato de vinila (VAM). É solúvel em água e biodegradável. É importante armazenar a película para a hidrografia a uma temperatura entre 20 e 25°C para preservar as suas propriedades;
- Ativador – um produto químico composto de bases solventes e aderentes. É ele que vai garantir a aderência da película ao objeto no processo de pintura hidrográfica. O ativador deve ser utilizado com cuidado e moderação (vamos falar sobre isso mais adiante);
- Verniz – para o acabamento da peça. O verniz deixa a pintura hidrográfica mais resistente e brilhante.
Como fazer pintura hidrográfica passo a passo
Vamos às etapas para que você consiga fazer a pintura hidrográfica em casa. Reúna todos os materiais e siga o passo a passo a seguir.
1 – Preparação da peça
A primeira coisa a ser feita antes da pintura hidrográfica é a preparação do objeto a ser personalizado. Ele deve estar completamente limpo, livre de gordura, de farpas (se for madeira) ou qualquer outra irregularidade que possa atrapalhar o processo. A peça deve estar completamente lisa, seca e limpa.
2 – Lixar a peça mesmo que não seja de madeira
Nem todos os materiais requerem esse passo, como o vidro. Porém, por segurança, utilize uma lixa para garantir que o objeto esteja liso e com bom acabamento antes de iniciar o processo. Isso vale para o plástico, madeira e diversos outros materiais.
3 – Colocar a película na água
Escolha um recipiente grande o suficiente para que a película fique estendida sobre a água, podendo ser deixada uma pequena sobra de película nas bordas. O recipiente também deve ser fundo o bastante para mergulhar a peça que você quer personalizar. A temperatura da água deve estar entre 12 a 19°C.
Para evitar que a película se mova sobre a água, prenda as extremidades com fita adesiva nas bordas do recipiente. Tome cuidado ao colocar a película sobre a água, para que não se formem bolhas de ar. Após colocar a película sobre a água, deixe que ela se adapte por até 2 minutos.
4 – Aplicar o ativador
O ativador deve ser aplicado com o auxílio de um borrifador, pulverizador ou pistola. Tome cuidado com a quantidade. Apenas uma fina camada de ativador é necessária. Faça a aplicação a 20cm de distância da película.
Deixe que o ativador entre em ação, esperando pelo menos 5 segundos antes de mergulhar a peça na pintura hidrográfica.
5 – Imersão na água
O objeto a ser customizado deve ser mergulhado com uma inclinação entre 30 e 45° para melhor aderência da pintura hidrográfica. Mergulhe a peça devagar e a mantenha submersa durante 5 a 10 segundos.
Antes de retirar o objeto da água, retire as sobras de película que ficaram em volta das partes já finalizadas. Se o objeto possuir dois ou mais lados, você pode girar a peça após o tempo de submersão.
6 – Lavagem da peça
Após o procedimento, espere no mínimo 1 minuto antes de enxaguar. O enxágue serve para remover resíduos de excesso de película do objeto. A pintura hidrográfica deve ficar perfeita e, por isso, a lavagem é necessária.
7 – Secagem e verniz
Deixe que a peça seque por completo de forma natural. Em seguida, aplique uma camada de verniz para a finalização. Assim, a sua pintura hidrográfica ficará mais resistente, durável e brilhante, com aspecto profissional.
Aproveite a pintura hidrográfica e use a criatividade
Você pode usar a sua criatividade para personalizar praticamente todos os tipos de peças com a pintura hidrográfica. Certifique-se de seguir o passo a passo e prestar atenção às recomendações.
A pintura hidrográfica é um processo de customização que está se difundindo pelo Brasil e pelo mundo, podendo inclusive gerar oportunidades de negócio a quem se dedicar ao seu aprendizado.
Veja os videos abaixo com o passo a passo!
Quer aprender e faturar com a Pintura Hidrográficas?
Clique no botão abaixo e saiba mais.
Aqui é a Helena Oliveira, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.
Obrigado Helena!