De acordo com o site francês TFI, a primeira picape média da Mercedes-Benz deverá ser revelada ao mundo no próximo dia 25 de outubro. O modelo ainda não tem um nome conhecido, sendo que alguns apostam em Classe X, enquanto outros falam em GLT.
De qualquer forma, a publicação diz que a avant première ocorrerá ainda este mês e – para maior interesse dos brasileiros – estará em exposição no estande da Mercedes-Benz no Salão do Automóvel 2016, que acontece entre 10 e 20 de novembro, no Expo São Paulo, que fica nas margens da rodovia dos Imigrantes, no bairro do Jabaquara.
Desenvolvida sobre a plataforma da Nova Nissan Frontier – que também deve dar o ar da graça na mostra automotiva paulistana – a picape da Mercedes-Benz deverá compartilhar em parte a mecânica desta e da Renault Alaskan, que foi lançada mundialmente próximo daqui, em Medellín, Colômbia.
Para a Europa, a picape da Mercedes deve utilizar o novo propulsor diesel 2.3 dCi com 160 ou 190 cv, já Euro 6 e com as tecnologias mais recentes para reduzir a emissão de NOx. O propulsor entrega 45,7 kgfm. A transmissão poderá ser manual de seis marchas ou automática com sete velocidades, um número apreciado pela Daimler.
Se de fato ocorrer, este será o segundo lançamento global de picapes na região nos últimos tempos. A Mercedes-Benz GLT/X deverá ser fabricada tanto Espanha quanto na Argentina, de onde virá ao mercado brasileiro. O local também terá a linha de montagem da Nova Frontier e da Alaskan, conforme acordo assinado pela Daimler e Renault-Nissan. A comercialização deve começar em 2017.
Nissan Frontier
Em 1997, a Nissan decidiu substituir a antiga picape D21 por um modelo mais moderno, batizado de Frontier. Em alguns mercados, chamado Terrano ou NP300, por exemplo, mas teve muitas outras denominações. O primeiro nome já era usado pela marca desde 1986 em versões da D21. A picape média da marca japonesa utilizava o chassi dos utilitários esportivos Xterra e Pathfinder.
A primeira geração foi feita até 2004, mas ainda seguiu sendo fabricada em alguns países e mais recentemente ressurgiu importada da China sob a marca Dongfeng. A geração D22 foi substituída pela segunda, chamada de D40. Esta ainda é comercializada no mercado brasileiro. Assim como a primeira D40, foi fabricada em vários países, entre eles EUA, México, Brasil, Espanha, Tailândia, Malásia e Filipinas.
Na terceira geração, a atual D23, a Nova Nissan Frontier ganhou um visual mais moderno e propulsores mais limpos, tais como o citado 2.3 dCi. Há também a oferta do antigo 2.5 diesel de 160 ou 190 cv, além de uma opção a gasolina com 2.5 litros. Com 5,25 m de comprimento, 1,85 de largura, 1,82 de altura e 3,15 de entre eixos, a picape oferece transmissão manual ou automática, respectivamente com seis e sete marchas. Começou a ser feita também na Tailândia.
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Renault Alaskan
A Renault Alaskan é a primeira picape média da marca francesa e igualmente compartilha os componentes da Nova Frontier, mas na Europa, o foco do modelo é mais voltado para os serviços em relação à irmã da Nissan. Versões para resgate, bombeiros, baú, chassi com cabine, entre outros.
A picape também deverá ser oferecida no mercado nacional e será um reforço nas vendas da Renault-Nissan no Mercosul, onde o segmento é bastante forte. Com a Mercedes-Benz GLT/X, o segmento será bastante ampliado por aqui.
[Fonte: TFI via Ferd]