A Mercedes finalmente apresentou o nome e o visual de sua futura (e inédita) picape média. O modelo foi revelado em forma de conceito, mas você sabe como são esses “conceitos”: daqui a alguns meses eles chegam à linha de produção com algumas proporções mais equilibradas, faróis mais realistas e elementos de estilo remodelados para funcionar no mundo real.
Batizada Classe X, a nova picape terá duas vertentes de estilo: uma off-roader e outra mais urbana, embora ambas provavelmente acabarão sendo usadas no asfalto na maior parte do tempo. A escolha do nome não foi explicada pela Mercedes, mas nos pareceu lógica: GLT, o nome especulado pela imprensa europeia, a aproximaria dos SUVs da marca. Apesar da promessa de um nível de acabamento e luxuosidade semelhante ao dos seus veículos de passeio, a picape foi apresentada pela divisão de veículos comerciais da marca.
Os dois conceitos mostram a direção que a linha deve tomar quando a produção for iniciada. A primeira, Stylish Explorer, nos parece pronta para ganhar as ruas e estradas, com uma carroceria mais limpa, rodas que remetem aos esportivos da marca — assim como sua grade com a estrela ladeada por um par de “asas” cromadas. Seu interior antecipa a tal luxuosidade prometida para a picape, e traz muitos elementos dos sedãs da marca — embora a parte inferior do painel e das portas nos pareça um tanto espartana — é melhor a Mercedes caprichar nos materiais de acabamento.
O ponto negativo fica para a traseira, que remete aos antigos gadgets brancos da Apple e parece mais um estudo de design que um conceito que antecipa um modelo de produção. Felizmente o esquema de luzes é impraticável no mundo real, onde você precisa abrir e fechar a tampa da caçamba e, às vezes, até removê-la. Na versão final espere algo mais parecido com as lanternas da versão off-roader lameira, a Powerful Adventurer.
Este conceito foi a versão mais próxima do que esperávamos de uma picape Mercedes. Com rodas de aço estampado, pneus off-road, suspensão elevada e protetores de caçamba e dos para-lamas, ela parece um Unimog de passeio — especialmente com aquele guincho agarrado ao queixo da picape. Seria interessante vê-la produzida como uma versão AMG, na mesma pegada do G63 AMG 6×6, com eixos-portal, diferenciais eletrônicos de adamântio e outras especialidades da divisão especial da marca.
A Mercedes diz que a Classe X irá preencher os últimos espaços que faltavam em sua linha de produtos. Ela será produzida em parceria com a aliança Renault Nissan na Argentina e na Espanha, dividindo as linhas de produção com as picapes Alaskan e Frontier.
A caçamba, que será semelhante à das irmãs de plataforma, terá capacidade para 1.100 kg, e a picape ainda poderá rebocar 3.500 kg em sua versão V6 diesel. Os demais motores não foram mencionados na apresentação, apenas que eles terão quatro e seis cilindros em versões a diesel e um V6 a gasolina no topo de linha (será o 3.0 biturbo usado nos 43 AMG? Quem sabe uma AMG X43?). Nas versões de entrada a tração será apenas nas rodas de trás, com o sistema 4Matic de tração integral como opcional (ele será equipamento de série apenas na V6), que também será combinado a uma caixa de transferência com reduzida, bloqueio de diferencial e controle de tração.
O modelo chegará ao Brasil após o início de sua produção em Cordoba, na Argentina, no início de 2018.
Fonte: flatout.com.br