A inspiração é nítida e declarada: Renault Clio V6 RS. Lançado em 2001, este hot hatch europeu foi uma febre por oferecer desempenho acima da média e um conteúdo sensacional para a época: motor central, carroceria duas portas, tração traseira, mais de 220 cavalos de potência em um motor V6. No Brasil, o mais perto disso que você verá por aí será o VW Fox VR6 biturbo dos vídeos de hoje, projeto nacional cuja ideia foi mesmo reproduzir a receita de sucesso do Clio V6.
A lista de modificações é extensa. O motor original foi trocado por um VR6 de 170 cavalos, cuja potência foi aumentada com a instalação de duas turbinas pequenas – estima-se algo em torno de 270 cavalos (potência maior que a da segunda geração do Clio V6 RS, por exemplo). A instalação do motor neste Fox VR6 aconteceu na parte central, no lugar dos bancos traseiros, uma adaptação que precisou de muitas mudanças no carro.
A tração também saiu das rodas dianteiras e foi para as rodas de trás. A estrutura de chassi reforçada necessitou de uma mudança estética, e o Fox VR6 precisou de uma carroceria alargada acima do eixo traseiro, bem como de uma nova versão do para-choques, de modo a acomodar toda as alterações e, ainda assim, manter-se fiel à inspiração francesa. O resultado você conhece através de dois vídeos, um do canal 100% Motor TV e outro do canal fbiro: