Para cada estrada ou modelo de veículo existe um pneu ideal, e hoje nós iremos te apresentar os tipos de pneus, suas características e como e quando usar cada um deles no seu carro.
Antes de mais nada, é preciso estar ciente de que o pneu é um componente do veículo que faz parte da segurança, e qualquer problema que o mesmo venha a apresentar leve o seu carro imediatamente para um avaliação com o mecânico.
Fizemos uma legenda para que você possa compreender melhor a explicação ao longo desse artigo.
Sulcos: Quanto mais espaçosos os sulcos do pneu maior é a sua aderência, já que os sulcos fazem com que o excesso de água escoe pelos pneus, principalmente em dias de chuva, evitando que ocorra uma aquaplanagem e que isso remova o contato do pneu com o solo. Assim se obtém mais estabilidade e segurança no veículo, além de também ajudar no refrigeramento dos pneus.
Banda de rodagem: toda a parte do pneu que fica em contato com o solo.
Ombro: os ombros dos pneus auxiliam na estabilidade durante as curvas.
Ranhuras: responsáveis por refrigerar os pneus, o ar passa através delas.
Lateral: também conhecida como flanco, a lateral faz parte do revestimento externo do pneu e tem como principal função absorver as irregularidades do solo como elevações e também e o responsável por suportar a carga do veículo.
Vamos aos tipos de pneus!
A seguir falaremos sobre tipos de pneus off road, on road, os pneus mistos e os pneus radiais.
Pneus off road
Esse modelo de pneus possui a banda de rodagem maior e os sulcos com mais largura, fora que sua estrutura é mais resistente. O off road é o pneu ideal para terrenos sem asfalto, ou seja, pistas de terra, cascalho ou com lama, pois ele é fabricados para suportar esses tipos de solo.
É por isso que vemos esse tipo de pneu em carros voltados a andar em locais com lama, mato, pedras, os carros dos aventureiros. Antes de sair usando esse pneu o motorista precisa fazer a calibragem de acordo com o solo onde vai percorrer com o veículo.
Pneus on road
Fabricados especialmente para pistas com asfalto, os pneus on road são usados em carros de passeio comuns. Esse tipo de pneu é diferente do anterior, pois os sulcos são mais estreitos, possibilitando que o pneus tenham maior contato com o chão.
Pneus mistos
Muitos carros costumam vir, já de fábrica, com esses tipos de pneus. Eles são indicados tanto para terrenos de chão quanta para o asfalto. Esses pneus são indicados para quem viaja com pouca frequência por locais com solo de pedras ou lama, porém trafega mais por locais com asfalto.
Pneus radiais
Os pneus radiais são mais indicados para quem vai correr em altas velocidades, pois sua banda de rodagem é feita para durar muito mais por conta das cordas metálicas especiais em seu interior, que ficam em sentido radial. Com esse tipo de pneu você tem melhor desempenho em curvas e uma resposta mais rápida em frenagens, fora que é mais difícil que esses tipos de pneus furem.
Uma vantagem do uso do pneu radial é que, além de ser um pneu com resistência e maior durabilidade, caso o carro apresente algum problema, o motorista sentirá isso na dirigibilidade do veículo.
Como saber qual o pneu ideal para meu carro?
Em alguns casos, na lateral do pneu é possível ver uma sequência de letras e números, algo do tipo: P 178/70 R17. As letras mais usadas são: P, LT, ST e T, mas na maioria dos pneus essa letra não vem indicada. Por isso, o ideal é consultar o manual do seu carro para ver quais os tipos de pneus mais indicados para o seu carro.
Dica de segurança!
Todos os pneus que são comercializados possuem TWI (Tire Wear Indicator), ele é de grande ajuda para mostrar se os pneus estão gastos e se já é a hora de trocar, falamos sobre isso numa postagem anterior e também sobre a hora certa de trocar de pneus: Como escolher o pneu do seu carro.