Fazer o rodízio dos pneus garante o equilíbrio e a segurança ao seu carro, além de evitar multas e perda de pontos na carteira.
Muitos sabem que os pneus são um dos itens de segurança mais importantes no carro, pois são responsáveis por suportar o peso do veículo (passageiros, malas e o chassi), além de garantir a estabilidade do mesmo, pois com o tempo, e conforme a frequência de usabilidade e cada carro, os pneus do eixo dianteiro podem apresentar desgaste mais frequente que os traseiros.
A vantagem do rodízio é, além de você economizar dinheiro nos gastos, ainda garante a segurança do veículo, pois os pneus ficam com o desgaste por igual.
Como é feito o rodízio de pneus
Na maioria dos rodízios de pneus o estepe é utilizado e muitas empresas como Peugeot, JAC, Hyundai e Toyota aconselham isso, já que deixar o pneu do estepe sem uso por muitos anos pode deixa-lo enrijecido, pois a borracha passa a se tornar em plástico e pode se danificar rapidamente. Contudo, a visão é que os pneus de espete, futuramente, sejam mais finos e isso dificultará o rodízio de pneus usando ele.
Existem diferentes formas de se fazer o rodízio de pneus do seu carro, e elas variam de acordo com a tração do carro e também o tipo de pneu: assimétrico, normal ou unidirecional.
Veja a imagem abaixo:
Acima temos dois tipos de rodízios: o com estepe e o sem o uso do estepe. Como dito anteriormente, o rodízio de pneus varia de acordo com o tipo de pneu. Nos pneus assimétricos e normais o processo é igual, mudado de acordo com a tração do carro.
Carros com tração traseira
Em carros com tração traseira os pneus dianteiros são inseridos no lugar dos traseiros fazendo um cruzamento (pneu esquerdo para o lado direito e pneu direito para o lado esquerdo). Já os pneus traseiros são levados para a parte frontal do jeito em que estão, sem haver cruzamento.
Carros com tração dianteira
Já os veículos com tração dianteira, como é o caso dos carros de passeio, a troca dos pneus é feita da seguinte forma: o pneu traseiro direito vai para frente no lado esquerdo, enquanto que o pneu traseiro esquerdo vai para o lado direito na frontal. Os dois pneus dianteiros vão para frente de forma reta.
Os perigos de não cuidar dos pneus do carro
Segunda uma estimativa, dos diversos acidentes com veículos no Brasil, cerca de 20% deles sejam de responsabilidade de veículos com problemas, isso foi o que relatou uma matéria do portal G1.com em 2008. No mesmo site saiu uma notícia de um ônibus que derrapou na pista, por conta de estar com pneus carecas, além do motorista perder 5 pontos na carteira, ainda foi multado gravemente por andar com o veículo nessas condições. Ao que tudo indica, ninguém saiu ferido. Veja a matéria completa aqui.
Outro grande problema, que pode ocorrer com carros com pneus careca, são os capotamentos durante curvas, com maior risco em dias de chuva, pois a pista está molhada e os pneus carecas não possuem mais os sulcos para fazer a drenagem da água. Nós falámos sobre pneus e os riscos de pneus carecas em Como escolher o pneu do seu carro.
Andar com o pneus careca ou gasto não põe em risco somente seu carro, porém o que é mais importante: você e quem mais estiver nele, ou seja, seus filhos, conjugue, pais, parentes e amigos. O rodízio de pneus é uma forma econômica e simples de garantir a segurança do seu carro.
Lembrete!
Como já dissemos aqui no blog, o TWI é a forma mais eficaz de verificar o desgaste dos pneus, e em geral, todos os pneus vem com essa indicação, fique atento!