Existem seguros que podem ser utilizados em vida. Muita gente acha que seguro de vida serve somente para garantir para quem fica, ou seja, os seus beneficiários, o recebimento do valor segurado quando você morrer.
O que muita gente ainda não sabe é que existem seguros que podem ser contratados e que vão te proteger caso você perca sua capacidade de trabalho. Seja por acidente ou por acometimento de uma doença grave.
Imagina se eu sofro um acidente e perco o movimento das minhas mãos. Eu, por exemplo, não vou conseguir mais trabalhar. E é justamente por isso que eu tenho um seguro que me garante o recebimento de um capital caso eu fique inválida e não consiga mais trabalhar.
E isso é fundamental, mesmo que você não tenha dependentes econômicos como filhos, sobrinhos ou familiares. Eu costumo dizer que esse tipo de cobertura de seguro serve para proteger você dos problemas que podem acontecer com você mesmo. A maioria dos seguros tem cobertura para doenças graves, que te garante o recebimento do capital segurado caso você seja diagnosticado com uma doença como câncer, infarto, AVC.
O que é apólice, prêmio, valor ou capital segurado e sinistro?
Você deve ter percebido que ao longo do texto usei alguns termos que podem não ser muito claros para quem não está acostumado a lidar com seguros. E eu quero te explicar agora o que são esses termos. Para que você tenha plena clareza do que está contratando quando for fazer a sua cotação ou contratação do seguro de vida.
Como dito antes, no seguro contra invalidez, que o recebimento do capital segurado ocorre caso haja o acometimento por invalidez. Na contratação de um seguro, você precisa escolher qual é o capital segurado. Ou seja, qual é o valor, a quantidade de dinheiro que você quer receber caso o evento morte ou o evento invalidez ou acometimento por doença grave aconteça. E é isso que nós chamamos de capital segurado.
Seguro de Vida: O que é Capital Segurado?
Por sua vez, esse evento que vai fazer com que a empresa de seguros pague o valor segurado para cada uma das coberturas que você contratou é chamado de sinistro. Então, quando você ouvir falar de um sinistro, saiba que essa palavra se refere justamente ao evento que você contratou a seguradora para te proteger.
E, dependendo dos valores de capitais segurados que você escolher, quais coberturas tradicionais você contratar. E a análise de risco que a empresa faz da sua pessoa, aí sim é definido o que a gente chama de prêmio.
VEJA TAMBÉM: Aprenda Lucrar com o Seguro do Seu Carro!
Esse é o valor que você vai pagar, geralmente de forma mensal ou anual, para se manter protegido pelas coberturas que você contratou. Então por último, a apólice é o documento emitido pela empresa após a finalização da contratação do seguro. Que oficializa todas as coberturas que você tem, os valores segurados e quais são os eventos a serem protegidos.
Depois de tudo que eu falei, você pode perceber agora que seguro de vida é muito mais do que apenas um seguro. Que serve para proteger a sua família no caso de morte. Ou seja ele serve para dar segurança e tranquilidade até mesmo para você, caso algum evento pior aconteça.
Ou seja para isso, pesquise sempre por uma instituição sólida, segura, com os competentes registros na SUSEP. Que é o órgão governamental responsável por regular e fiscalizar as empresas de seguros.
Regedit mobile aqui